Chamada para Trabalhos

O Colóquio Internacional 100 anos de Jorge Amado estará com sua chamada para trabalhos aberta no período de 01 de maio até 10 de Agosto de 2012.
O objetivo é discutir o universo literário de Jorge Amado, mas propiciando tanto o diálogo interdisciplinar – entre a história e a literatura, mas também com a comunicação, as artes, as ciências sociais e demais áreas afins em diferentes perspectivas crítico-teóricas – quanto à interlocução com diferentes universos literários e outras formas de linguagem (cinema, teatro, mídias variadas).
A nomeação das sessões de comunicação, com títulos de romances e narrativas do autor homenageado, numeradas pela sequência cronológica de seus respectivos lançamentos, foi pensada como um tributo à obra amadiana, evidenciando-se o seu caráter multifacetado e dialógico. O que não significa, entretanto, limitação a abordagens apenas relacionadas aos textos selecionados, pelo contrário: estima-se que os livros de Jorge Amado aqui elencados sejam entendidos e estendidos como pontes para o debate profícuo.
1 CRITÉRIOS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS
Cada participante só poderá inscrever 1 (um) trabalho em 1 (uma) Sessão de Comunicação.Solicita-se que o inscrito indique na ficha de inscrição por ordem de preferência duas Sessões de Comunicação para que seu trabalho seja alocado preferencialmente na primeira, mas, caso não seja possível, na segunda indicada.
O certificado de apresentação será entregue aos participantes que se inscreverem preenchendo o formulário disponível na pagina do colóquio: (coloquio100anosdejorgeamado.blogspot.com.br), em espaço destinado para esta finalidade e que apresentarem sua comunicação no dia estabelecido.
Será aceita a coautoria, mas todos os autores da comunicação deverão proceder à inscrição no colóquio no site do evento para receber o certificado de participação.

FORMATAÇÃO DOS RESUMOS
Os resumos submetidos à inscrição no evento deverão ser escritos em língua portuguesa e no formato WORD (12 pt, fonte Times New Roman, espaçamento entre linhas de 1,5 e no máximo 500 palavras), em parágrafo único e de acordo com NBR 6028 (1990)O resumo deverá apresentar nessa ordem: o título da comunicação (em maiúsculas, negrito, centralizado), nome do(s) autor(es) (à direita, somente com iniciais maiúsculas e sem destaque), filiação institucional (em nota de rodapé, especificando principais dados de vinculação institucional) e  até 5 (cinco) palavras-chave separadas por ponto e vírgula.PRAZO, ACEITE E AVALIAÇÃO

O prazo final para a inscrição de comunicação será dia 30 de junho de 2012 - PRORROGADO ATÉ 10/08.
A carta de aceite da inscrição será enviada para o e-mail informado na ficha de inscrição.  Os aceites serão enviados quando encerrar-se o prazo de envio de trabalhos. 
A Comissão Científica avaliará os resumos submetidos, considerando a adequação e pertinência relativa às ementas das Sessões de Comunicação indicadas pelo inscrito. 

O prazo final para a inscrição de comunicação será dia 30 de junho de 2012 - PRORROGADO ATÉ 10/08.A carta de aceite da inscrição será enviada para o e-mail informado na ficha de inscrição.  Os aceites serão enviados quando encerrar-se o prazo de envio de trabalhos. A Comissão Científica avaliará os resumos submetidos, considerando a adequação e pertinência relativa às ementas das Sessões de Comunicação indicadas pelo inscrito. 
ORIENTAÇÕES PARA A PUBLICAÇÃO DO TEXTO COMPLETO EM ANAIS ELETRÔNICOS:


  O  texto completo para publicação nos anais eletrônicos deverá ser entregue até o dia 10 de setembro de 2012 e deverá ter no mínimo 10 e no máximo 20 páginas, incluídas as referências e anexos, se houver (o tempo máximo para a apresentação da comunicação não poderá exceder 15 minutos).
O texto completo deverá estar na extensão "doc" e digitados em programa e formato padrão do Microsoft Office Word, apresentado em fonte Times New Roman, tamanho 12, espaço 1,5 e justificado; as margens deverão ser: superior 2 cm, inferior 2 cm, esquerda 3 cm e direita 3 cm.
O título deverá estar em caixa alta, negrito, seguido do(s) nome(s) do(s) autor(es) e do resumo, de acordo com normatização dos itens 1.4 e 1.5.
Na sequência dos resumos deverão constar abstract (resumo em inglês) ou resumen (resumo em espanhol), seguido das correspondentes keywords ou palabras clave. O uso do itálico deverá se restringir a palavras estrangeiras.
As referências das citações no corpo do texto devem ser indicadas entre parênteses, no sistema autor - data (ex.: SANTOS, 2011, p. 189).
As citações a partir de três linhas devem ser em Times New Roman, tamanho 11, com recuo esquerdo de 4 cm.
As notas de rodapé devem ter apenas caráter explicativo, devendo ser numeradas sequencialmente, em fonte Times New Roman 10, espaçamento simples, com alinhamento justificado.
As referências bibliográficas deverão ser colocadas no final do texto e de acordo com as regras da ABNT (NBR 6023/2002).
As páginas devem ser numeradas na margem inferior centralizado, incluindo a primeira.

SESSÕES DE COMUNICAÇÃO
1.    Mesa Cacau: TRABALHO, PODER E POLÍTICA
As relações de poder no âmbito político e no mundo do trabalho. O universo políticonacional e as questões de desenvolvimento econômico. As relações das produções intelectuais com a manutenção ou crítica do Estado e do poder político.
2.    Mesa Jubiabá: ÁFRICA E AFRICANIDADES
Temas relativos à história, cultura e literatura africanas e a questões relacionadas ao conceito de africanidade. Construções e representações a partir dasdiásporas africanas.
3.    Mesa Tereza Batista Cansada de Guerra: GÊNERO E CULTURA
Análises das relações de gênero e cultura. As representações de gênero e de cultura enquanto discursos que levam a estratégias e ações diversas dos grupos representados, bem como permitem o escrutínio de determinada época, sociedade, mentalidades e imaginários.
4.    Mesa O menino grapiúna: IDENTIDADE, HISTÓRIA E MEMÓRIA
Debate de questões sobre a construção das identidades, considerando-as como múltiplas, sobrepostas e mesmo contraditórias. O discurso das identidades, a identidade nacional e suas implicações políticas. A história e a memória comoespaços constituídos e que constituem formas de discursos sobre o passado,abarcando amplas ideias de identidade, individual ou coletiva.
5.    Mesa Tenda dos Milagres: QUESTÕES ÉTNICAS E RACIAIS
Abordagens sobre questões étnicas e raciais no Brasil e nos países de língua portuguesa. Racismo e antirracismo. Diferença e alteridade.
6.    Mesa Terras do Sem Fim: QUESTÃO AGRÁRIA E AMBIENTAL
A questão agrária no Brasil: representações literárias e perspectivas histórico-culturais. As lutas territoriais indígenas, as reivindicações de mudanças no mundo do trabalho rural, os debates por reforma agrária e a história ambiental.
7.    Mesa Os Velhos Marinheiros: PORTOS E FRONTEIRAS
Temáticas que discutem os portos, as cidades portuárias ou seu hinterland, os agentes e trabalhadores da região portuária. Portos e fronteiras: possibilidades de encontro, afirmação de distâncias. As fronteiras como marcos culturais e disputas de poder.
8.    Mesa Compadre de Ogum: RELIGIÃO E RELIGIOSIDADE
As religiões e a religiosidade em debate: análises teóricas ou empíricas dos fenômenos religiosos e do conceito de religiosidade. As representações litúrgicas, as relações entre o sagrado e o profano, o sincretismo, as práticas religiosas, a economia da religião, as forças políticas que beneficiam ou prejudicam as manifestações religiosas.
9.    Mesa Gabriela, cravo e canela: ARTE, LINGUAGEM EMÍDIA
Abordagens sobre as várias linguagens da arte (literatura, cinema, teatro). Linguagem verbal e não verbal nas representações da cultura. Cultura e mídia: os diferentes suportes dos objetos culturais. Relações socioculturais e econômicas no contexto da comunicação social. Arte, cultura e as novas tecnologias.
10.    Mesa Capitães de Areia: LEITURA E ENSINO
A leitura como prática social. O ensino da leitura e a leitura que ensina. Leitura literária e leitura do mundo. Práticas leitoras e processos de inclusão/exclusão social.
11.    Mesa A bola e o goleiro: INFÂNCIA E EDUCAÇÃO
Questões sobre infância e sociedade. A criança na história e na literatura e a literatura para crianças. Representações do mundo da infância. Políticas educacionais para promoção da infância.
12.    Mesa Navegação de cabotagem: HISTÓRIAS DE VIDA, VIDAS NA HISTÓRIA
Formas e gêneros (auto)biográficos. Os intelectuais e suas obras: empenhamentos políticos, promoção de cultura e arte. Os sujeitos narrados e os sujeitos que (se) narram: depoimentos, testemunhos e memoriais.


 

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